Linguagem Oral e Escrita:
Nosso projeto pedagógico proporciona o desenvolvimento das habilidades comuns essenciais para a aprendizagem na escola e para a vida. As habilidades comuns são as seguintes:
Matemática: A criança constrói seu conhecimento matemático e por meio dele questiona a realidade, formula e resolve problemas pelo uso do raciocínio lógico e da criatividade.
Natureza e Sociedade: Esta disciplina reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. O intuito na Educação Infantil é propiciar às crianças experiências que possibilitem uma aproximação com o conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural para que elas possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre mitos, lendas, explicações provenientes do “senso comum” e conhecimentos científicos.
Movimento: Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento por meio de gestos e ritmo corporal, em brincadeiras, jogos e demais situações de interação. A Educação Infantil favorece um ambiente físico e social, onde as crianças se sentem protegidas, acolhidas e, ao mesmo tempo, seguras para arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais ele possibilitará a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem.
Brincar: Atividade fundamental da Educação Infantil para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Temos ambientes diversificados que favorecem esse desenvolvimento como a brinquedoteca, piscina, sala de música, pátio, campo, quadra e parque.
Música: Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo. Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mão, explorar instrumentos musicais, são atividades que despertam, estimulam e proporcionam o gosto pela atividade musical, além de atenderem às necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva.
Artes: O trabalho com as artes visuais na Educação Infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito dos esquemas de conhecimento próprios a cada faixa etária. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas, por meio da articulação dos seguintes aspectos: o fazer artístico, a apreciação e a reflexão.
Inglês: Uma sensibilização para a aprendizagem de uma segunda língua.
Filosofia: A criança começa a pensar por si mesma, desenvolvendo habilidades de raciocínio, de formação de conceitos, de investigação e de significação.
Valores e Religiosidade: A criança passa a adotar no seu dia-a-dia atitudes de participação, de solidariedade, de cooperação e repúdio a injustiças.
Projetos Desenvolvidos:
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